Exonumia é um tipo de colecionismo formado por itens numismáticos como medalhas, moedas e papéis-moedas não circulantes, crachás, moedas contrastantes, moedas alongadas, moedas fechadas, medalhões de lembrança, etiquetas e outros itens similares. Por estar relacionado à numismática, muitos colecionadores de moedas também são exonumistas.

 

A ampliação do conceito

Além da definição rigorosa acima, outros ampliam esse conceito para também incluir cheques, cartões de crédito e papéis similares como antigos títulos bancários e de governo.

 

O nome

As palavras exonumista e exonumia foram inventadas em 1960 por Russell Rulau, uma autoridade reconhecida e autor sobre o assunto. O termo acabou aceito pelo dicionário “Webster” em 1965. Curioso notar que essa nomenclatura é basicamente norte-americana, já que os ingleses dão outro nome a esse tipo de colecionismo: paranumismática.

No Brasil usa-se o termo norte-americano para a diversidade desses itens, sendo o termo numismática basicamente utilizado para moedas e papéis-moedas.

 

 

 

Antiguidades e obras de arte

José Márcio Viezzi Molfi é fundador da VM Escritório de Arte, antiquário clássico de São Paulo especializado na comercialização de obras de arte e antiguidades; pesquisa, catalogação, avaliação e gestão de acervos; consultoria em “art investment” para colecionadores e instituições públicas e privadas; realização de exposições e leilões de arte e antiguidades, e assessoria em serviços de restauração.

 

VM Escritório de Arte
José Márcio Viezzi Molfi
Rua Augusta nº 2.203, Loja 18, Galeria América, Cerqueira César, São Paulo-SP
Telefones: 55-11-3311-8578 ou 55-11-99134-4663
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h
http://www.vmescritarteleiloes.com.br
https://www.facebook.com/marciomolfi/