Nascido em Otley, Yorkshire, em 1718 e morto em Londres em 1779, Thomas Chippendale foi o principal ebanista britânico do século XVIII, ao lado de Thomas Sheraton, George Hepplewhite e Robert Adam.

 

O catálogo “The Gentleman and Cabinet-Maker’s Director”

Aberta em 1749 na capital londrina, sua oficina de móveis ficou famosa sobretudo por criar um catálogo com uma coleção de modelos para o mobiliário, o renomado “The Gentleman and Cabinet-Maker’s Director”, publicado em 1754 e reeditado várias vezes ao longo dos séculos. Este guia tornou-se a cartilha do estilo “Chippendale”, combinando, com fantasia, fontes de inspiração inglesa (gótica e paladiana), francesa (rocaille), holandesa e chinesa.

 

Estilos consagrados em uma estética única

Com o reconhecimento na Europa, suas criações de alta qualidade técnica e estética logo foram copiadas e se espalharam pelo mundo. Sua genialidade estava em unir referências de diversos estilos já consagrados para criar uma estética única. Outro fator que contribuiu para o sucesso de Chippendale foi a qualidade da madeira usada na época e do acabamento que ele fazia. Ele produziu tanto e com tamanhas variações que em certo momento ficou praticamente impossível distinguir o que era uma peça original assinada por Thomas e o que era apenas inspirado em seu trabalho.

 

As características

Os detalhes preferidos do ebanista para o seu mobiliário eram a utilização de pernas curvas, presentes em mesas, cadeiras e, às vezes, até em armários, os pés em desenhos ditos “pata de leão” e os diversos ornamentos esculpidos, além de criar com ineditismo móveis de influência oriental, os “chinoises”.

 

Nos dias de hoje

Atualmente os móveis Chippendale originais podem ser encontrados em antiquários e renomadas casas leiloeiras, atingindo consideráveis valores, porém sempre condizentes com a sua qualidade, beleza e raridade.

 

 

 

Antiguidades e obras de arte

José Márcio Viezzi Molfi é fundador da VM Escritório de Arte, antiquário clássico de São Paulo especializado na comercialização de obras de arte e antiguidades; pesquisa, catalogação, avaliação e gestão de acervos; consultoria em “art investment” para colecionadores e instituições públicas e privadas; realização de exposições e leilões de arte e antiguidades, e assessoria em serviços de restauração.

 

 

VM Escritório de Arte

José Márcio Viezzi Molfi

Rua Augusta nº 2.203, Loja 18, Galeria América, Cerqueira César, São Paulo-SP

Telefones: 55-11-3311-8578 ou 55-11-99134-4663

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h

http://www.vmescritarteleiloes.com.br

https://www.facebook.com/marciomolfi/