Carte-de-visite ou carte de visite (em português, cartão de visita) é o nome dado a um antigo formato de apresentação de fotografias que foi patenteado pelo fotógrafo francês André Adolphe Eugène Disdéri em 1854. De tamanho diminuto, em média de 9,5 cm x 6 cm, a foto, geralmente revelada pela técnica de impressão em albumina, era colada em um cartão de papel rígido um pouco maior.

O carte-de-visite tornou-se modismo mundial durante a década de 1860 e popularizou a arte do retrato, conferindo ao fotografado o status de distinção e representação social. Como padrão universal, o carte-de-visite era trocado entre familiares, amigos e colecionadores do mundo todo, já que cabia em um envelope de carta comum.

Apesar de seu sucesso, o cartão de visita foi aos poucos suplantado pelo formato conhecido como carte cabinet (em português, cartão gabinete), surgido na década de 1870, tecnicamente igual ao antecessor, embora com dimensões maiores.

As carte de visite reproduzidas aqui são da casa parisiense CHARLET & JACOTIN. Geralmente esta casa reproduzia fotos de nobres europeus. Abaixo vemos alguns, como o czar da Rússia, Alexandre II,  e o imperador do Brasil, D. Pedro II.

 

reliquiano-carte-de-visite

D. Pedro II

 

reliquiano-carte-de-visite-2

Alexandre II

 

 

Antiguidades e obras de arte

José Márcio Viezzi Molfi é fundador da VM Escritório de Arte, antiquário clássico de São Paulo especializado na comercialização de obras de arte e antiguidades; pesquisa, catalogação, avaliação e gestão de acervos; consultoria em “art investment” para colecionadores e instituições públicas e privadas; realização de exposições e leilões de arte e antiguidades, e assessoria em serviços de restauração.

 

 

VM Escritório de Arte

José Márcio Viezzi Molfi

Rua Augusta nº 2.203, Loja 18, Galeria América, Cerqueira César, São Paulo-SP

Telefones: 55-11-3311-8578 ou 55-11-99134-4663

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h

http://www.vmescritarteleiloes.com.br

https://www.facebook.com/marciomolfi/