A LL Galeria é especializada em mobiliário moderno brasileiro, arte e antiguidades. Ela foi fundada por Luiz Octavio Louro Gomes, atuante no mercado desde 1988.

 

Luiz Octavio Louro Gomes

Louro se formou em História no Rio de Janeiro. Trabalhou com arqueologia e espeleologia além de proferir palestras sobre egiptologia. Em meados da década de 1980, se mudou para São Paulo onde conheceu pessoas que trabalhavam com antiguidades e passou a se interessar pela atividade.

 

O início do trabalho com antiguidades

Louro começou a trabalhar com antiguidades na Feira do Bexiga e, posteriormente, na do Iguatemi. Num primeiro momento, trabalhou com porcelanas. Existe uma razão interessante para isso. Antes de se mudar para São Paulo, Louro participou de escavações arqueológicas de fazendas desaparecidas na Floresta da Tijuca. Nesse processo se encontravam muitas porcelanas. Ele também se especializou na limpeza e conservação de material arqueológico. Com todo seu conhecimento, foi natural que se dedicasse às porcelanas.

 

Art Déco e Mobiliário Moderno Brasileiro

Louro abriu sua primeira loja no Bixiga, na Arcada dos Antiquários. Ele diversificou seu acervo e passou a trabalhar com Art Déco e o que se tornaria uma de suas marcas registradas, o Mobiliário Moderno Brasileiro. Em 2004, Louro organizou a exposição “Brasil Design” que reuniu peças das décadas de 1940 a 1970, entre elas ícones como a Cadeira de Três Pés de Joaquim Tenreiro, a Bowl Chair de Lina Bo Bardi, a Poltroninha de Lúcio Costa, a Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues e a Reversível de Martin Eisler. Inclusive, Louro foi o primeiro a vender Mobiliário Moderno Brasileiro para o exterior.

 

O Círculo dos Antiquários

De 2002 a 2006, Louro esteve à frente da presidência do Círculo dos Antiquários. Nesse período foram organizadas mostras, exposições como “Joaquim Tenreiro, 100 anos”, e palestras sobre diversos temas como Porcelanas Companhia das Índias, Arte Africana e esculturas Chiparus. O Círculo também tinha como objetivo o desenvolvimento de trabalhos filantrópicos, tendo patrocinado a limpeza e higienização da estátua em mármore “Diana Caçadora”, do século V, que está no Instituto Lina Bo Bardi.

 

O cuidado com a procedência das peças

Louro é extremamente cuidadoso com a procedência de suas peças. Havendo alguma dúvida sobre a autenticidade, ele recorre a especialistas, à USP e ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Por exemplo, Louro já recorreu a especialistas para se certificar que as madeiras utilizadas numa Cadeira de Três Pés atribuída a Joaquim Tenreiro correspondiam às madeiras que haviam sido utilizadas originalmente pelo designer.

 

LL Galeria

A LL Galeria trabalha com Mobiliário Moderno Brasileiro, pinturas, esculturas, objetos decorativos, como vidros Murano, e fotografias.

Entre os principais designers estão Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Zanine Caldas, Flavio de Carvalho, John Graz e Giuseppe Scapinelli, entre outros. A Galeria somente trabalha com peças originais, não oferecendo reedições. Quando o mobiliário não possui selo de origem ou comprovação documental, mas tudo indica ser original, a LL Galeria deixa claro que a peça é atribuída ao designer.

O cuidado e segurança com o trabalho de captação permite à LL Galeria emitir certificados de autenticidade.

 

reliquiano-ll-galeria-luiz-octavio-louro-gomes-mobiliario-moderno-brasileiro-movel-arte-antiguidades-2reliquiano-ll-galeria-luiz-octavio-louro-gomes-mobiliario-moderno-brasileiro-movel-arte-antiguidades-3

 

LL Galeria, Luiz Octavio Louro Gomes

Endereço: Alameda Itu nº 1493, São Paulo-SP

Telefone: 55-11-2769-1493

E-mail: llgaleria@uol.com.br

https://www.llgaleria.com/

https://www.facebook.com/LLGaleria/