O Guimarães Antiguidades é um antiquário clássico do Rio de Janeiro. Ele foi fundado em 1980 por Manuel Guimarães.

 

Manuel Guimarães

Manuel nasceu na cidade portuguesa de Vizeu e chegou ao Rio de Janeiro em 1962. Desenvolveu uma série de trabalhos até 1967, quando foi convidado por Seu Guimarães para trabalhar no seu tradicional antiquário, que naquele momento já tinha 40 anos de história.

Manuel se identificou com o trabalho e ganhou a confiança do Seu Guimarães. Com o tempo, ele passou a assumir mais responsabilidades, inclusive na compra de peças. Semestralmente, quando o antiquário gratificava seus funcionários, Manoel pedia para que sua gratificação fosse em antiguidades. Isso já era uma mostra de sua visão. Tornou-se sócio, e por fim, em 1980, seu proprietário.

Dono do antiquário, Manuel optou por manter seu nome. Além da coincidência de sobrenomes, a manutenção seria uma homenagem ao Seu Guimarães, responsável por introduzi-lo no universo das antiguidades.

 

A mudança de foco do antiquário

O Guimarães Antiguidades tinha de tudo no seu acervo. Desde peças simples a peças sofisticadas. Quando assumiu o antiquário, Manuel começou a melhorar a qualidade das peças, passando, inclusive, a trabalhar com arte sacra. Com o reposicionamento do antiquário, Manuel passou a atender uma clientela diferenciada, que buscava peças exclusivas. Ele sabia que esse era o futuro do antiquário.

 

O conhecimento

Manoel destaca que o manuseio das peças é tão importante quanto o conhecimento adquirido através dos estudos, livros e viagens. Isso faz com que se estabeleça uma comunicação com a peça. Esse conhecimento só se adquire com a fusão da teoria com a experiência do dia-a-dia.

 

Guimarães Antiguidades

O Guimarães Antiguidades é um dos mais tradicionais antiquários do Rio de Janeiro. Com mais de 50 anos de experiência, Manuel trabalha com mobiliário, esculturas, pasta de vidro, prataria, porcelanas Companhia das Índias e arte sacra.

Manuel é particularmente fascinado pelos vidros de Émile Gallé, pela combinação de materiais e plasticidade das esculturas com bronze e marfim, e pelas arrojadas peças em prata confeccionadas no século XX pelo português Luiz Ferreira.

 

Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-2Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-4Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-6Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-3Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-5Reliquiano-Guimarães-Antiguidades-Manuel-Guimarães-Antiguidades-Clássicas-7

 

 

Guimarães Antiguidades, Manuel Guimarães

Rua Siqueira Campos nº 143, Segundo Piso, Loja 157, Copacabana, Rio de Janeiro-RJ

Telefones: 55-21-2549-5596 e 55-21-2255-4333

E-mail: guimantiques@uol.com.br