O Cabral Antiguidades é um antiquário do Rio de Janeiro dedicado, principalmente, à Pintura Acadêmica Brasileira. Ele foi fundado em 1999 por Marcelo Cabral.

O Antiquário também possui pinturas acadêmicas estrangeiras, modernas, concretas e abstratas. Entre os pintores acadêmicos, Cabral destaca os trabalhos de Baptista da Costa, Agostinho da Motta, Zeferino da Costa, Vitor Meireles, Nicolau Facchinetti e Pedro Weingartner, entre outros. Ele também ressalta a qualidade de pintores acadêmicos que não possuem um público colecionador tão abrangente como Oswaldo Teixeira, Angelo Cannone, Firmino Monteiro, Pedro Bruno, Gastão Formenti e Edgar Walter.

 

A influência da família

Desde cedo, Cabral acompanhou o trabalho de seus pais com antiguidades. Seu pai, Oto, era sócio no Antiquário Macal, dedicado à prataria, porcelana, arte sacra e mobiliário brasileiro. Sua mãe, Noélia, trabalhava com a captação de peças para o antiquário. Devido a influência de um dos seus tios, Orlando, que trabalhava com a fabricação de réplicas de móveis Dom João V e Dom José, Cabral criou um especial apreço por mobiliário antigo.

Na segunda metade da década de 1990, Cabral começou a trabalhar com seu primo, Francisco, no Antique Emporium, antiquário dedicado a mobiliário e quadros. Com o tempo, ele passou a admirar, especialmente, a Pintura Acadêmica Brasileira.

 

Nasce o Cabral Antiguidades

O Cabral Antiguidades foi fundado em 1999. Desde o seu início, o antiquário é dedicado, principalmente, à pintura acadêmica brasileira. Segundo Cabral, a pintura acadêmica conta uma história com nostalgia. Foi ela que, através das Missões Artísticas e da Academia Imperial de Belas Artes, deu origem a pintura brasileira e que influenciou, posteriormente, pintores modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari, Vicente do Rego Monteiro e Di Cavalcanti, entre outros.

 

Uma venda especial

Uma vez Cabral recebeu a visita de um senhor que lhe perguntou se ele teria um quadro do pintor Gerson Azeredo Coutinho. Após ver o quadro que Cabral lhe mostrou, o senhor contou que era filho de Coutinho e que a família retratada era a do próprio pintor em uma das praias de Niterói. O quadro terminou sendo adquirido pelo filho de Coutinho.

 

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-2reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-3

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-4

Enrico Bianco, 1968

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-5

Haydea Santiago, 1939

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-6

Leon Herbo, sem data. Pintura Acadêmica Belga

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-7reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-8reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-9reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-10

reliquiano-cabral-antiguidades-marcelo-cabral-pintura-academica-brasileira-estrangeira-moderna-concreta-abstrata-11

Marcelo Cabral e seu filho Samuel

 

 

Cabral Antiguidades, Marcelo Cabral

Rua Siqueira Campos nº 143, Loja 63 e 64, Copacabana, Rio de Janeiro-RJ

Telefones: 55-21-3208-7348 ou 55-21-96484-7414

E-mail: cabralantiguidades@gmail.com