O Arquivovivo é uma empresa de São Paulo dedicada ao mobiliário moderno e contemporâneo de designers brasileiros e estrangeiros. Ela foi fundada em 1987 por Eric Soares.

 

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Antes do Arquivovivo, a Reformaflex

Em meados da década de 1980, Eric trabalhava na Caterpillar quando a empresa iniciou o processo de transferência de sua sede para Piracicaba, no interior de São Paulo. Ciente de que não queria acompanhar a empresa, Eric começou a analisar oportunidades de negócios. Foi assim que ele iniciou uma parceira com Francisco, seu vizinho, e abriu, em 1987, a Reformaflex. A empresa era dedicada a reforma de móveis de qualquer tipo. Francisco era o parceiro ideal para essa empreitada pois havia sido o chefe de tapeçaria da Giroflex.

A Reformaflex foi crescendo de forma rápida e consistente. Em pouco tempo, já atendia clientes como Tintas Renner, American Express e Alcoa. Eric então iniciou uma parceira com seu primo Jaime que trabalhava na parte de assistência técnica da Forma. Como a empresa somente podia atender os móveis de fabricação própria, seu primo passou a indicar a Reformaflex para os clientes que possuíam móveis que não podiam ser aceitos pela Forma.

Posteriormente, Jaime passou a trabalhar na Reformaflex. Além de sua experiência de assistência técnica, ele acrescentou à empresa seu conhecimento de tapeçaria. Com isso, a Reformaflex começou a se preparar para cuidar de móveis de design.

 

Um negócio que mudou o rumo

No começo da década de 1990, início do Governo Collor, o empresário Mário Garnero contratou a Reformarflex para reformar um grande lote de móveis que seriam utilizados nos seus escritórios. Dada as dificuldades econômicas da época, acordou-se que os serviços seriam prestados em troca de uma grande quantidade de móveis de design que estavam guardados. Uma vez recebidos, os móveis foram reformados para serem vendidos e alugados. Com o rápido crescimento das vendas, a Reformaflex abriu um showroom. Era o nascimento do Arquivovivo.

 

O móvel brasileiro antes do reconhecimento

Eric destaca que no início do Arquivovivo, os móveis mais procurados eram de designers estrangeiros como Ludwig Mies Van der Rohe, Charles Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia, fabricados sob licença no Brasil por empresas como a Teperman e a Forma. Segundo Eric, as referências de móvel brasileiro eram poucas. Sérgio Rodrigues já era reconhecido por causa da Poltrona Mole, premiada na IV Bienal do Móvel, realizada em 1961 em Cantu, Itália. Os móveis de designers como Joaquim Tenreiro e Jorge Zalzupin ainda não eram valorizados como atualmente. Niemeyer era conhecido por sua obra arquitetônica, e não por seus móveis.

Eric possui diversas recordações dessa época. Ele chegou a comprar sofás e poltronas de Sérgio Rodrigues na instituição filantrópica Casas André Luiz; a encontrar um Sofá Maralunga, de Vico Magistretti, numa caçamba, e a descobrir, ao comprar um lote de cadeiras Charles Eames em Brasília, que poucos dias antes um lote ainda maior, suficiente para encher dois caminhões, havia sido vendido como sucata. O reconhecimento do móvel brasileiro somente ganharia força anos depois.

 

O Arquivovivo

O Arquivovivo trabalha com a comercialização, aluguel, reforma e restauro de móveis modernos e contemporâneos de designers brasileiros e estrangeiros. Segundo Eric, o nome Arquivovivo está relacionado a razão de existência da empresa: trazer à vida um móvel, que muitas vezes estava guardado ou esquecido, através de sua restauração ou reforma, contribuindo assim para a preservação de sua história.

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Arquivovivo

Rua Lira nº 159, Vila Madalena, São Paulo-SP

Telefone: 55-11-3034-1279

E-mail: vendas@arquivovivomoveis.com.br;

http://www.arquivovivomoveis.com.br/

 

 


ARQUIVOVIVO: MODERN AND CONTEMPORARY FURNITURE

Arquivovivo is a company from São Paulo dedicated to the modern and contemporary furniture of Brazilian and foreign designers. It was founded in 1987 by Eric Soares.

 

The Reformaflex before the Arquivovivo

In the mid-1980s, Eric worked at Caterpillar when the company began the process of transferring its headquarters to Piracicaba, São Paulo. Aware that he did not want to follow the company, Eric began to analyze business opportunities. So he started a partnership with Francisco, his neighbor, and opened Reformaflex in 1987. The company was dedicated to reform any kind of furniture. Francisco was the ideal partner for this endeavor because he was the responsible for the tapestry of Giroflex.

Reformaflex was growing rapidly and consistently. In a short time, it already attended clients such as Tintas Renner, American Express and Alcoa. Eric then started a partnership with his cousin, Jaime, who worked in the technical assistance of Forma. As the company could only accept the furniture of its manufacture, his cousin started to indicate Reformaflex to the clients who had furniture that could not be accepted by Forma.

Later, Jaime started to work at Reformaflex. Besides his technical assistance experience, he added to the company his knowledge of tapestry. With that, Reformaflex began to prepare itself to take care of design furniture.

 

A business that changed the course

In the early 1990s, the beginning of the Collor Government, the businessman Mário Garnero contracted Reformarflex to reform a large number of furnitures that would be used in his offices. Given the economic difficulties of that time, it was agreed that the services would be provided in exchange for a large quantity of design furniture that were stored. Once received, the furniture was reformed to be sold and rented. With the rapid growth of sales, Reformaflex opened a showroom. It was the birth of Arquivovivo.

 

Brazilian furniture before recognition

Eric points out that at the beginning of Arquivovivo, the most sought after furniture was by foreign designers such as Ludwig Mies Van der Rohe, Charles Eames, Eero Saarinen and Harry Bertoia, manufactured in Brazil under license by companies such as Teperman and Forma. According to Eric, the references of Brazilian furniture were few. Sérgio Rodrigues was already recognized by Mole Armchair, winner of the 4th Furniture Biennial held in 1961 in Cantu, Italy. The furniture of designers like Joaquim Tenreiro and Jorge Zalzupin were still not valued as currently. Niemeyer was known for his architectural work, and not by his furniture.

Eric has many memories from that time. He bought sofas and armchairs by Sérgio Rodrigues at the philanthropic institution Casas André Luiz; found a Maralunga Sofa by Vico Magistretti in a bucket; and found out, after have acquired a batch of Charles Eames seats in Brasilia, that a few days before a much larger batch, enough to fill two trucks, had been sold as scrap. The recognition of Brazilian furniture would only gain strength years later.

 

The Arquivovivo

Arquivovivo works with the trade, rental, reform and restoration of modern and contemporary furniture of Brazilian and foreign designers. According to Eric, the name Archivovivo is related to the company’s reason for existence: to bring to life a furniture, which was often stored or forgotten, through its restoration or reform, thus contributing to the preservation of its history.