O Living Room é um antiquário de São Paulo especializado em objetos decorativos. Ele foi fundado em 2000 por Juan Siringo.

 

Juan Siringo

Juan, também conhecido como João, nasceu em Mar del Plata, Argentina, e estudou Economia antes de se mudar para o Brasil ainda muito jovem. Escolheu São Paulo como seu lugar no mundo e continua fiel à sua determinação. Na capital paulista, formou-se em cinema, paixão que sempre o acompanhou.

 

 

Além das antiguidades, o Cinema e o setor têxtil

Dono de múltiplas áreas de interesse, João sempre trabalhou com cinema e com o setor têxtil.

Segundo Juan, foi o cinema que lhe abriu os olhos para a arte e as antiguidades. Ele é especialmente fascinado pelo cinema da década de 1930, marcado pelo Art Déco. Para Juan, esse período é o mais maravilhoso da história cinematográfica: estética extraordinária, mulheres lindas e elegantes, fotógrafos e luzes excepcionais.

Dentre diversos filmes, Juan dirigiu o curta-metragem Chico, o leve, de 1968, eleito melhor filme do Festival de Karlovy Vary, da antiga Tchecoeslováquia; trabalhou no roteiro do filme Anjo Loiro, de 1973, que consagrou Vera Fischer como atriz, e atualmente se dedica ao curta, ainda inédito, Chegado de uma Estrela, que tem como tema a história de uma colecionadora do Pequeno Príncipe.

Com relação ao setor têxtil, há 20 anos que João desenvolve o trabalho de designer têxtil para a Lupo. Antes do Living Room, ele foi dono da GQ, uma renomada loja de roupas masculinas de São Paulo.

 

A influência de Alberto D’Aversa e Marie Rucki

Juan ressalta que seu olhar teve duas importantes influências: o italiano Alberto D’Aversa, cineasta e diretor de teatro, e a francesa Marie Rucki, diretora do Studio Berçot de Paris. Segundo Juan, Rucki ressaltava a necessidade de se trabalhar com o que fascina, sendo dela uma frase que muito lhe marcou: “todos os tesouros do mundo estão nos seus olhos”.

 

O Living Room

Juan sempre se relacionou com antiguidades, mesmo antes do Living Room. Colecionou peças e obras, e em suas viagens visitava antiquários na Inglaterra, França e Argentina. Por gostar do que é arte e beleza, o tempo passou a ser um detalhe. Após encerrar a GQ, cuja decoração já era influenciada pelo Art Déco, Juan abriu em 2000 o Living Room. Inicialmente dedicado ao Art Déco, Juan mudou o estilo do antiquário com o tempo, diversificando seu acervo e passando a trabalhar com o que impressionasse o seu olhar. Para Juan, mais importante que a antiguidade das peças, é o que elas nos transmitem.

 

Reliquiano-Juan-Siringo-Living-Room-Antiquário-6Reliquiano-Juan-Siringo-Living-Room-Antiquário-2Reliquiano-Juan-Siringo-Living-Room-Antiquário-3Reliquiano-Juan-Siringo-Living-Room-Antiquário-5Reliquiano-Juan-Siringo-Living-Room-Antiquário-4

 

Living Room

Juan Siringo

Shopping Vitrine Iguatemi, Avenida Brigadeiro Faria Lima nº 1795, Sobreloja 44, São Paulo-SP

Tel.: 55-11-3097-0457;

E-mail: livingroom44@uol.com.br