O Atelier Kamroyan é dedicado à restauração e ajuste de violinos, violoncelos, violas e contrabaixos, e à restauração e produção de arcos. Além de Luthier e Archetier, seu responsável, Philip Kamroyan, é violoncelista formado pela Universidade Livre da Música.

 

Philip e o violoncelo

Philip teve seu primeiro contato com um violoncelo aos 5 anos de idade. Ficou tão fascinado que em seguida começou a ter aulas do instrumento. Desde cedo, passou a admirar as composições de Bach, Beethoven e Dvorak. Por sua dedicação, aos 10 anos ganhou um presente muito especial: um violoncelo alemão de meados do século XIX.

Com a necessidade de se aprimorar, aos 12 anos Philip passou a ter aulas particulares de violoncelo. Decidido a se tornar músico profissional, aos 15 anos ingressou na Universidade Livre da Música de São Paulo. Teve aulas de Teoria Musical, Estruturas Musicais, Composição, Regência, Harmonia, Contra-Ponto e História da Música, com renomados instrumentistas como o brasileiro Watson Clis, o alemão Johann Mantz e o russo Kirill Bogatrev.

Ainda no primeiro ano da Faculdade, começou a dar aulas de música no Conservatório Musical de Guarulhos e no Conservatório de Sinfonia. Aos 16 anos, ingressou na Sinfônica Jovem de Guarulhos, e quatro anos depois, foi convidado para ingressar na Orquestra Sinfônica da Infraero, tendo sido seu regente por cinco anos.

 

Nasce um Luthier e um Archetier

Em paralelo a sua trajetória como músico, desde cedo Philip nutriu um grande fascínio pelos instrumentos e arcos. Ele admirava suas características e seus sinais de envelhecimento. Quando Philip precisava ajustar seu violoncelo e seu arco, ele pedia as peças que foram substituídas para poder compará-las com as novas, e assim descobrir o que havia sido feito. Passou a verificar problemas de restauração e de ajustes nos instrumentos e arcos utilizados por seus alunos. Começou então a ler sobre liuteria e archeteria, e passou a buscar livros sobre os tratados que continham os desenhos originais. Buscava ter acesso a músicos estrangeiros para poder analisar seus instrumentos e arcos vindos do exterior. Autoditada, estudou marcenaria, machetaria, entale e escultura para compor seu conhecimento de restauração e ajuste. Por fim, aos 20 anos, começou a trabalhar como Luthier, restaurando e ajustando instrumentos, e Archetier, restaurando, ajustando e produzindo arcos. Com o reconhecimento do trabalho, cinco anos depois, Philip passou a se dedicar integralmente aos novos ofícios.

 

O trabalho do Atelier Kamroyan

Segundo Philip, um instrumento de corda atinge a maturidade sonora aos 50 anos de idade, fazendo com que os instrumentos antigos sejam muito procurados. Para realizar seu trabalho de restauração e ajuste, Philip ressalta que os instrumentos precisam ser tratados com respeito e cautela pois possuem diferentes personalidades. Primeiro é preciso entender se o instrumento foi feito para um solista, uma orquestra de câmara ou uma sinfônica. Depois é preciso compreender se o instrumento está sendo utilizado em conformidade com a sua natureza. Por último, é necessário identificar a forma como o instrumento foi utilizado durante a sua vida, pois ele adquire as características do músico. Com relação ao restauro e ajuste de arcos, Philip ressalta que o trabalho é feito em harmonia com a personalidade do instrumento. Os arcos produzidos no Atelier levam a assinatura a fogo Kamroyan.

 

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 02

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 03

Crinas de cavalos da Mongólia e da Sibéria utilizadas nos arcos

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 04

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 05

Resinas europeias importadas para enriquecimento de vernizes

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 06Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 07

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 08

Violoncelo alemão de meados do século XIX que Philip ganhou de presente aos 10 anos

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 09

Sala da coleção de instrumentos antigos de Philip

Reliquiano-Atelier-Kamroyan-restauração-ajuste-produção-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-arcos 10

 

 

 

 

 

 

Atelier Kamroyan

Philip Kamroyan

Telefone: 55-11-4967-0042 ou 55-11-99105-5551

http://atelierkamroyan.com.br/

https://www.facebook.com/atelierkamroyan