O Atelier Kamroyan é dedicado à restauração e ajuste de violinos, violoncelos, violas e contrabaixos, e à restauração e produção de arcos. Além de Luthier e Archetier, seu responsável, Philip Kamroyan, é violoncelista formado pela Universidade Livre da Música.

 

ENGLISH VERSION

 

Philip e o violoncelo

Philip teve seu primeiro contato com um violoncelo aos 5 anos de idade. Ficou tão fascinado que em seguida começou a ter aulas do instrumento. Desde cedo, passou a admirar as composições de Bach, Beethoven e Dvorak. Por sua dedicação, aos 10 anos ganhou um presente muito especial: um violoncelo alemão de meados do século XIX.

 

Com a necessidade de se aprimorar, aos 12 anos Philip passou a ter aulas particulares de violoncelo. Decidido a se tornar músico profissional, aos 15 anos ingressou na Universidade Livre da Música de São Paulo. Teve aulas de Teoria Musical, Estruturas Musicais, Composição, Regência, Harmonia, Contra-Ponto e História da Música, com renomados instrumentistas como o brasileiro Watson Clis, o alemão Johann Mantz e o russo Kirill Bogatrev.

 

Ainda no primeiro ano da Faculdade, começou a dar aulas de música no Conservatório Musical de Guarulhos e no Conservatório de Sinfonia. Aos 16 anos, ingressou na Sinfônica Jovem de Guarulhos, e quatro anos depois, foi convidado para ingressar na Orquestra Sinfônica da Infraero, tendo sido seu regente por cinco anos.

 

Nasce um Luthier e um Archetier

Em paralelo a sua trajetória como músico, desde cedo Philip nutriu um grande fascínio pelos instrumentos e arcos. Ele admirava suas características e seus sinais de envelhecimento. Quando Philip precisava ajustar seu violoncelo e seu arco, ele pedia as peças que foram substituídas para poder compará-las com as novas, e assim descobrir o que havia sido feito. Passou a verificar problemas de restauração e de ajustes nos instrumentos e arcos utilizados por seus alunos. Começou então a ler sobre liuteria e archeteria, e passou a buscar livros sobre os tratados que continham os desenhos originais. Buscava ter acesso a músicos estrangeiros para poder analisar seus instrumentos e arcos vindos do exterior. Autoditada, estudou marcenaria, machetaria, entale e escultura para compor seu conhecimento de restauração e ajuste. Por fim, aos 20 anos, começou a trabalhar como Luthier, restaurando e ajustando instrumentos, e Archetier, restaurando, ajustando e produzindo arcos. Com o reconhecimento do trabalho, cinco anos depois, Philip passou a se dedicar integralmente aos novos ofícios.

 

O trabalho do Atelier Kamroyan

Segundo Philip, um instrumento de corda atinge a maturidade sonora aos 50 anos de idade, fazendo com que os instrumentos antigos sejam muito procurados. Para realizar seu trabalho de restauração e ajuste, Philip ressalta que os instrumentos precisam ser tratados com respeito e cautela pois possuem diferentes personalidades. Primeiro é preciso entender se o instrumento foi feito para um solista, uma orquestra de câmara ou uma sinfônica. Depois é preciso compreender se o instrumento está sendo utilizado em conformidade com a sua natureza. Por último, é necessário identificar a forma como o instrumento foi utilizado durante a sua vida, pois ele adquire as características do músico. Com relação ao restauro e ajuste de arcos, Philip ressalta que o trabalho é feito em harmonia com a personalidade do instrumento. Os arcos produzidos no Atelier levam a assinatura a fogo Kamroyan.

 

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-2

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-3

Crinas de cavalos da Mongólia e da Sibéria utilizadas nos arcos

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-4

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-5

Resinas europeias importadas para enriquecimento de vernizes

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-6reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-7

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-8

Violoncelo alemão de meados do século XIX que Philip ganhou de presente aos 10 anos

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-9

Sala da coleção de instrumentos antigos de Philip

reliquiano-atelier-kamroyan-restauracao-e-ajuste-de-violinos-violoncelos-violas-contrabaixos-restauracao-producao-fabricacao-de-arcos-luthier-archetier-10

 

 

Atelier Kamroyan
Philip Kamroyan
Telefone: 55-11-4967-0042 ou 55-11-99105-5551
http://atelierkamroyan.com.br/
https://www.facebook.com/atelierkamroyan

 

 


ATELIER KAMROYAN: RESTORATION AND ADJUSTMENT OF VIOLINS, CELLOS, VIOLAS, DOUBLE BASS AND BOWS.

Atelier Kamroyan is dedicated to the restoration and adjustment of violins, cellos, violas and double bass, and the restoration and production of bows. Besides being Luthier and Archetier, its owner, Philip Kamroyan, is a cellist graduated from the Free University of Music.

 

 

Philip and the cello

Philip had his first contact with a cello at the age of five. He was so fascinated that he began to take lessons for the instrument. Since his chilhood, he began to admire the compositions of Bach, Beethoven and Dvorak. For his dedication, at age 10 he won a very special gift: a mid-19th century German cello.

 

With the need to improve, at the age of 12, Philip started to take private cello lessons. Decided to become a professional musician, at age 15 he joined the Free University of Music of São Paulo. He studied Music Theory, Musical Structures, Composition, Regency, Harmony, Counterpoint and History of Music, with renowned instrumentalists such as  the Brazilian Watson Clis, the German Johann Mantz and the Russian Kirill Bogatrev.

 

Still in the first year of the college, Philip began to give lessons of music in the Musical Conservatory of Guarulhos and in the Conservatory of Symphony. At the age of 16, he joined the Young Symphonic Orchestra of Guarulhos, and four years later, he was invited to join the Infraero Symphony Orchestra, having been its conductor for five years.

 

The birth of a Luthier and an Archetier

In parallel to his trajectory as a musician, Philip always had a great fascination for  the instruments and bows. He admired their characteristics and their signs of aging. When Philip needed to adjust his cello and his bow, he asked for the parts that were replaced just to compare them with the new ones and find out what had been done. He began to see problems with restorations and adjustments in the instruments and bows used by his students. So he began to read about lutherie and archeterie, and began to search for books about the treatises that contained the original drawings. He sought access to foreign musicians in order to analyze their instruments and bows. Self-taught, he studied carpentry, marquetry, entale and sculpture to compose his knowledge of restoration and adjustment. Finally, at the age of 20, he began to work as Luthier, restoring and adjusting instruments, and Archetier, restoring, adjusting and producing bows. With the recognition of the work, five years later, Philip began to dedicate himself fully to the new activities.

 

The work of Atelier Kamroyan

According to Philip, a string instrument reaches maturity at 50 years old, making antique instruments very popular. To carry out his work of restoration and adjustment, Philip emphasizes that the instruments need to be treated with respect and caution because they have different personalities. First, is necessary to understand if the instrument was made for a soloist, a chamber orchestra or a symphony. Second, is necessary to understand if the instrument is being used in accordance with its nature. Finally, is necessary to identify the way the instrument was used during its life, because it acquires the characteristics of the musician. Regarding the restoration and adjustment of bows, Philip emphasizes that the work is done in harmony with the personality of the instrument. The bows produced in the Atelier carry the fire signature Kamroyan.

 

 

Atelier Kamroyan
Philip Kamroyan
Phone number: 55-11-4967-0042 ou 55-11-99105-5551
http://atelierkamroyan.com.br/
https://www.facebook.com/atelierkamroyan