A Galeria Brasiliana é dedicada à Arte Popular Brasileira. Ela foi fundada por Roberto Rugiero e busca promover os mais autênticos escultores, ceramistas, pintores, desenhistas e artesões artistas, tendo como ponto de partida a excelência da obra, e não o currículo.

 

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Roberto Rugiero

Seu aparecimento coincide com o momento de transformação do mercado, a partir da década de 1960, onde desponta a importante contribuição do italiano Giuseppe Baccaro. Fundador da Casa dos Leilões, Baccaro recolocou no cenário artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Flávio de Carvalho e Ismael Nery. Com ousadia, ele mesclava arte erudita com arte popular, numa atitude similar ao casal Pietro e Lina Bo Bardi, igualmente muito ativos no reconhecimento e divulgação dos artistas de raiz brasileira.

 

Na década de 1970, Rugiero trabalhou com Franco Terranova, Ralph Camargo e Ricardo Camargo, além da Galeria Shopping News. Nesse período, dedicou-se a artistas como Agostinho Batista de Freitas, José Antônio da Silva, Mirian, Maria Auxiliadora, Ranchinho e Manuel Martins, um dos integrantes do Grupo Santa Helena, além de Heinz Kühn, alemão radicado no Brasil. Foi o primeiro marchand a reconhecer o trabalho do artista ítalo-brasileiro Amadeo Lorenzato.

 

Nasce a Galeria Brasiliana

Em 1981, Rugiero abriu a Galeria Brasiliana. Já na sua primeira fase, a Galeria era dedicada à Arte Popular e ficou aberta até 1984. A partir desse ano, Rugiero passou a desenvolver uma parceria com o antiquário Paulo Vasconcellos, e formou a coleção de arte popular da FAAP.  Realizou inúmeros leilões de arte e antiguidades em várias cidades paulistas, além de mostras pontuais em outros Estados, onde sua coleção de arte popular começou a ganhar notoriedade. No final dos anos 1990, a Brasiliana foi reaberta oficialmente.

 

A Arte Popular Brasileira

Para Rugiero, a Arte Popular Brasileira, hoje chamada por ele de Arte Espontânea, caracteriza-se por ser uma arte direta, que prescinde de explicações e é plena de espiritualidade e beleza. Ela entrou num processo crescente de valorização estimulado pelo impacto causado pelo Módulo de Arte Popular, o grande sucesso da Mostra do Redescobrimento, em 2000.

 

Em 2016, Rugiero exerceu a consultoria da Exposição Viva o Povo Brasileiro, uma das mais importantes dos últimos anos, realizada por Denise Mattar no Centro Cultural Correios, no Rio, e que teve como base as coleções particulares de João Maurício de Araújo Pinho e Irapoan Cavalcanti, formadas em grande parte sob sua orientação.

 

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Galeria Brasiliana
Rua Cardoso de Almeida nº 1297, Perdizes, São Paulo-SP
Telefone: 55-11-3086-4273
E-mail: galeria@galeriabrasiliana.com.br
http://www.galeriabrasiliana.com.br/

 

 


BRASILIANA GALLERY: BRAZILIAN POPULAR ART

The Brasiliana Gallery is dedicated to Brazilian Popular Art. It was founded by Roberto Rugiero and seeks to promote the most authentic sculptors, potters, painters, designers and artists artisans, having as reference the excellence of the work, not the curriculum.

 

Roberto Rugiero

His appearance coincides with the moment of transformation of the market, started in the 1960s with the important contribution of the Italian Giuseppe Baccaro. Founder of the House of Auctions, Baccaro rediscovered artists such as Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Flávio de Carvalho and Ismael Nery. With daring, he mixed erudite art with popular art, in a similar way to the couple Pietro and Lina Bo Bardi, who were also very active in the recognition and dissemination of Brazilian artists.

 

In the 1970s, Rugiero worked with Franco Terranova, Ralph Camargo and Ricardo Camargo, as well as Galeria Shopping News. During this period, he dedicated himself to artists such as Agostinho Batista de Freitas, José Antônio da Silva, Mirian, Maria Auxiliadora, Ranchinho and Manuel Martins, one of the members of the Santa Helena Group, as well as German-born Heinz Kühn. He was the first marchand to recognize the work of the Italian-Brazilian artist Amadeo Lorenzato.

 

The birth ot the Brasiliana Gallery

In 1981, Rugiero opened the Brasiliana Gallery. Since its first phase, the Gallery was dedicated to the Popular Art and remained open until 1984. From that year, Rugiero began to develop a partnership with the antique dealer Paulo Vasconcellos, and formed the popular art collection of FAAP. He also organized numerous art and antiques auctions in several cities in São Paulo, as well as occasional exhibitions in other states, where his popular art collection began to gain notoriety. In the late 1990s, Brasiliana was officially reopened.

 

The Brazilian Popular Art

For Rugiero, the Brazilian Popular Art, today called by him as Spontaneous Art, is characterized by being a direct art, with no need of explanations and full of spirituality and beauty. According to Rugiero, it entered an increasing process of valorization stimulated by the impact caused by the collection of Popular Art of the Rediscovery Exhibition held in São Paulo in 2000.

 

In 2016, Rugiero worked as a consultant for the Brazilian People’s Live Exhibition, one of the most important in recent years, conducted by Denise Mattar at the Centro Cultural Correios in Rio, based on the private collections of João Maurício de Araújo Pinho and Irapoan Cavalcanti, formed largely under his guidance.

 

 

Galeria Brasiliana
Rua Cardoso de Almeida nº 1297, Perdizes, São Paulo-SP
Phne number: 55-11-3086-4273
E-mail: galeria@galeriabrasiliana.com.br
http://www.galeriabrasiliana.com.br/