A Restaurarts trabalha com antiguidades e restauração de lustres e luminárias. Ela foi fundada em 1995 por José Belotto e Sérgio Marcondes.

 

José Belotto e Sérgio Marcondes

Antes de trabalhar com restaurações, Belotto trabalhou com galvanoplastia em uma metalúrgica. Nessa empresa, Belotto conheceu todos os tipos de metais como ouro, prata, ródio, zinco, estanho, latão, e processos de anodização de metais como banhos de níquel e cromo. Sérgio trabalhava com publicidade, tendo atuado no Jornal do Brasil, RBS, Zero Hora, Diário Catarinense e, por último, na Rádio Escala.

 

O início do trabalho de Sérgio Belotto com antiguidades e restaurações

Em meados da década de 1980, Belotto foi convidado por um antiquário para trabalhar em um espólio. O antiquário, por conhecer muito de tapetes, cristais e porcelanas, precisava de uma pessoa que conhecesse metais. Assim, ele foi o responsável por cuidar dos lustres, arandelas e peças de prata e bronze. O espólio, que durou seis meses, foi o primeiro contato de Belotto com antiguidades. Ao final do processo, as herdeiras pediram sua ajuda para que muitas peças de metal fossem restauradas. Esse foi o início do envolvimento de Belotto com restaurações. Para realizar o trabalho, ele começou a conhecer as pessoas que conseguiam, comercializavam e importavam peças e cristais. Inclusive, aprendeu a importância das Demolidoras, empresas responsáveis pela demolição de edificações e que conseguem materiais antigos difíceis de serem encontrados. Com os excelentes resultados das restaurações, os pedidos começaram a aumentar.

Após o inventário, Belotto trabalhou por dois anos e meio no antiquário enquanto Sérgio seguia com seu trabalho com publicidade. No final da década de 1980, Belotto participou de um projeto para restaurar um dos antigos casarões da Avenida Paulista e prepará-lo para receber eventos. Enquanto Belotto trabalhava na restauração da casa, Sérgio tomou conhecimento de um amigo que estava se desfazendo de muitos objetos de decoração de uma casa que havia sido herdada e que seria demolida. Entre esses objetos, havia vários lustres. Os lustres foram comprados, restaurados por Belotto e instalados no casarão da Avenida Paulista. Belotto começava a se envolver cada vez mais com a restauração de lustres.

 

Nasce a Restaurarts

Após o trabalho no casarão, Belotto passou a trabalhar com restaurações em sua casa, que se tornou sua oficina. Sérgio começou a se interessar pelo trabalho e, em 1995, abriram a Restaurarts. A loja foi concebida para comercializar antiguidades e trabalhar com restaurações, sendo os principais produtos os lustres e as luminárias de todos os tipos como cristal, vidro, porcelana, prata e bronze. Com o tempo, passaram a trabalhar com restauração e limpeza de telas e molduras, porcelanas, pratarias, alabastros; relapidação de cristais e avaliações para espólios.

Em 2016, Belotto e Sérgio reformaram um sobrado próximo a Rua Augusta para ampliar seu antiquário. No antiquário, eles expõe diversas peças como mobiliário, quadros, tapetes, porcelanas, cristais e, principalmente, lustres e luminárias. As visitas ao antiquário são feitas mediante agendamento.

 

Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias

Sérgio Marcondes e José Belotto

Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-2

Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-3Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-4

Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-6

Armário com as tulipas, mangas, cúpulas, desde o século XIX

Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-5
Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-8Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-9Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-10Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-11Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-12Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-13Reliquiano-Restaurarts-Antiguidades-Restauração-de-Lustres-e-Luminárias-14

 

 

Restaurarts

José Belotto e Sérgio Marcondes

Rua Augusta nº 2212, Loja 17, Jardins, São Paulo-SP

Telefones: 55-11-3064-8046, 55-11-99184-5240 e 55-11-99186-9848

E-mail: contato@restaurarts.com.br

http://www.restaurarts.com.br