A Casa Antica é uma galeria de Recife dedicada à obras de arte e antiguidades. Ela foi fundada em 2009 por Paulo Moreira e Maria Cristina.

 

Paulo Moreira e Maria Cristina

Maria Cristina começou a trabalhar com restaurações no antiquário do seu sogro, o avô paterno de Paulo, em 1990. Paulo cresceu em meio ao envolvimento de sua família com antiguidades.

Maria Cristina é apaixonada por restaurações e se especializou no restauro de porcelana e arte sacra. Quando fez o curso de aplicação de folha de ouro, seus professores portugueses a convidaram para trabalhar em Portugal, mas Maria Cristina optou por permanecer em Recife.

Em 2001, Paulo começou a trabalhar no antiquário do avô dedicado a mobiliário e arte sacra. Formou-se em Administração de Empresas pela UPE, e com o tempo percebeu que o foco do antiquário precisava mudar para acompanhar as mudanças do mercado.

 

O projeto da Casa Antica começa a ser amadurecido

Em 2007, o projeto da Casa Antica começou a ser amadurecido por Paulo e Maria Cristina. Para isso, Paulo fez uma viagem a Portugal e França para conhecer os países cujas antiguidades são muito apreciadas pelo mercado pernambucano. O ano de 2008 foi dedicado ao planejamento para abertura do antiquário.

 

A Casa Antica

A Casa Antica foi aberta em Mar/2009. Ela trabalha com mobiliário de pequenas dimensões, esculturas, luminárias e obras de arte de autores pernambucanos como Cícero Dias, Francisco Brennand, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, José Cláudio, Gilvan Samico e Euclides Francisco Amâncio, mais conhecido como Bajado. O antiquário dedica especial atenção aos cristais e porcelanas francesas, e a prata e artefatos cerâmicos portugueses como as pinhas das fábricas de faiança da cidade do Porto, em Portugal. Um dos diferenciais da Casa Antica é que ela concede certificados com as informações das peças vendidas.

A Casa Antica mantém uma parceria com a Universidade do Porto para manutenção de um banco de dados com as informações das pinhas, globos e estátuas de faiança portuguesa que foram trazidas para o Brasil.

 

Paulo Moreira, seus estudos e seus livros

Outro aspecto do trabalho desenvolvido é o investimento na formação feito por Paulo. Pós-Graduado em Arte Sacra Barroca pela FAFIRE-PE, ele atualmente cursa a Pós-Graduação em Análise de Obras de Arte – Peritagem pelo Centro Técnico Templo da Arte em São Paulo.

Em paralelo, Paulo está escrevendo dois livros: um sobre faiança portuguesa e outro sobre o pintor pernambucano Bajado. Ele também é avaliador e ministra palestras sobre identificação e avaliação de obras de arte.

 

Reliquiano Casa Antica 03Reliquiano Casa Antica 02Reliquiano Casa Antica 04Reliquiano Casa Antica 05Reliquiano Casa Antica 06Reliquiano Casa Antica 07

 

Casa Antica

Paulo Moreira e Maria Cristina

Avenida Engenheiro Domingos Ferreira nº 112, Boa Viagem, Recife-PE

Telefones: 55-81-3221-6028 e 55-81-99968-2788

E-mail: contato@casaantica.com.br

Instagram: @casa.antica