O Machado Antiguidades é um antiquário clássico do Rio de Janeiro. Ele foi fundado em 1985 por Manoel Machado.

 

Manoel Machado

Manoel Machado nasceu em Cataguazes, Minas Gerais. Aos 14 anos, se mudou para o Rio de Janeiro. Um dos seus primeiros empregos foi numa loja de molduras. Foi trabalhando nessa loja que ele começou a apreciar as pinturas. Seguiu com seus estudos, e em 1960, começou a trabalhar no antiquário Galeria Brasil. Curioso, desde o início acompanhava os leilões de antiguidades. Em 1972, um ano após se formar em Economia, começou seu Mestrado pela PUC-RJ e deixou a Galeria Brasil para começar a trabalhar no Departamento Financeiro da mesma Universidade. No total, foram 27 anos dedicados à Universidade.

 

Machado participa da fundação da Associação Brasileira de Antiquários

Contudo, mesmo trabalhando na PUC, Manoel nunca deixou de trabalhar com antiguidades. Antes mesmo de se formar em Economia, Manoel já havia participado da fundação da Associação Brasileira de Antiquários em 1970. Seu trabalho com antiguidades, em paralelo ao trabalho na Universidade, fez com que ele ficasse conhecido entre os antiquários do Rio como “Manoel da PUC”. Manoel fez questão de manter seu trabalho com antiguidades por ser apaixonado e por representar sua independência profissional.

 

Machado preside a Associação Brasileira de Antiquários

Participando da diretoria da Associação, Manoel viu o início das duas primeiras feiras de antiguidades do Brasil: a Feira da Praça XV, no Rio de Janeiro, em 1978, e do MASP, em São Paulo, em 1979. Manoel foi Presidente da Associação de 1995 a 1998. Foi em sua administração que foi iniciada a Feira de Antiguidades da Gávea no Rio de Janeiro. Como Manoel sempre foi extremamente cuidadoso com a captação das peças, em sua gestão o jornal da Associação passou a trazer fotos e informações de peças roubadas, de forma a alertar o mercado de antiguidades.

 

O nascimento do Machado Antiguidades

Até 1985, Manoel comercializou antiguidades e participou de feiras no Rio e em São Paulo sem ter uma loja. Foi nesse ano que ele abriu o seu primeiro antiquário. Manoel conduziu suas duas atividades profissionais até 1999, quando deixou a PUC. A partir desse ano, passou a se dedicar exclusivamente às antiguidades.

 

Carlos Henrique começa a trabalhar com o pai

Em 1990, Manoel inaugurou sua segunda loja. Foi quando seu filho, Carlos Henrique Machado, então com 15 anos, começou a trabalhar lhe auxiliando em uma das lojas. Sendo mais preciso, desde pequeno Carlos já acompanhava seu pai nos leilões e nas feiras. Manoel conta que quando alguém reclamava que Carlos, então criança, estava mexendo em uma antiguidade, ele sempre respondia que aquela criança sabia manusear uma antiguidade melhor que muitos adultos. Carlos se deu conta de todo o conhecimento que já havia acumulado quando fez uma viagem para a França aos 19 anos. Nos museus, ele fazia explicações para seus amigos sobre os objetos expostos, deixando a todos impressionados. Começou a se envolver com o antiquário antes mesmo de se formar em Administração de Empresas pela UFRJ.

 

O Machado Antiguidades

O Machado Antiguidades é referência de mercado. Sua experiência foi construída com o tempo, principalmente vendo e sentindo as peças. Manoel e Carlos somente compram peças com procedência conhecida, tendo um grande cuidado com a captação. Outro diferencial de seu trabalho é a catalogação. Esses dois cuidados permitem com que eles emitam certificados com fotos e informações das peças vendidas. O Machado Antiguidades trabalha com arte sacra, prataria nacional e estrangeira, lustres, porcelana, cristais europeus, tapeçaria persa, mobiliário, pinturas e esculturas de época.

 

IMG_3150IMG_3149IMG_3152IMG_3146IMG_3148IMG_3145

IMG_3151

Cavalo em madeira (pinho de riga) que pertenceu ao Presidente João Batista Figueiredo. Não está à venda

 

Machado Antiguidades

Manuel Machado e Carlos Henrique Machado

Rua Siqueira Campos, nº 143, Piso 2, Loja 35, Shopping dos Antiquários, Copacabana, Rio de Janeiro-RJ

Telefone: 55-21-2547-9988

http://www.machadoantiguidades.com.br/

https://www.facebook.com/MachadoAntiguidades/

Instagram: @machadoantiguidades.rj