Sergio Longo descobriu que gostava de artes plásticas quando ainda era criança. Foi Osvaldo, seu irmão mais velho, que o influenciou. Em 1958, quando tinha doze anos, sua família se mudou de Mauá para São Paulo. Na capital paulista, ele passou a vender pequenas esculturas de madeira para uma galeria de arte chamada Bitar. Por mais que se arriscasse no campo das artes plásticas desde cedo, acabou por seguir outros caminhos profissionais.

Foi no final da Década de 1970 que Sergio conheceu o marchand Max Fichaman. Tornaram-se amigos e parceiros na comercialização de obras de arte. Em 1983, Sergio abriu seu primeiro antiquário, especializando-se em pintura européia dos Séculos XIX e XX.

Em 1985, Sergio conheceu o pintor Antônio Costa Júnior. Três anos mais tarde, eles abriram em sociedade uma galeria e escola de arte. A primeira exposição teve como tema as obras de Costa Júnior. Em 1990, Sergio passou a contar com a ajuda de seu filho, Sergio Longo Junior, na galeria.

A galeria era um espaço dedicado a arte contemporânea. Por ela passaram artistas como Monteiro Prestes, Severino Ramos, Ricardo Skolimowsky, Áurea Bertachini, Fábio Eluf, Luciano Angelini e Paulo Yamasaki.

Em paralelo, a partir de 1995 Sergio voltou-se para seu lado artístico e passou a se dedicar ao estudo da abstração. O ano de 2000 foi marcado pelo encerramento das atividades da galeria e pela decisão de pai e filho de seguirem caminhos distintos: Sergio passou a se dedicar exclusivamente as artes plásticas e Junior começou a trabalhar no mercado corporativo.

Em 2007, eles voltaram a trabalhar juntos e abriram o Sergio Longo Escritório de Arte. Junto com o Escritorio, Sergio continuou a desenvolver seu trabalho artístico de abstração lírica. Foi ainda em 2007 que eles começaram a construir o que viria ser uma das marcas registradas do Escritório: o trabalho com as obras de resina de poliéster de Abraham Palatnik. O Escritório passou a atender renomados colecionadores e Sergio Longo Junior se tornou uma referência em esculturas de Palatnik.

O Sergio Longo Escritório de Arte trabalha com objetos de arte e antiguidades como móveis, cristais, esculturas, prataria e marfim. Também presta serviços de assessoria, consultoria e avaliação. Além do trabalho realizado com obras de Palatnik, nos últimos anos o Escritório tem tido uma forte atuação com obras de arte étnica africana do Século XX.

 

IMG_3011

Árvore da Vida de Abraham Palatnik

IMG_3012

Coruja de grandes dimensões de Abraham Palatnik

IMG_3013

Floreiro em pasta de vidro Daum, Nancy, França

IMG_3015

Arte Cinética de Abraham Palatnik

IMG_3018

Arte Étnica Africana, Etnia Bakota

IMG_3019

Arte Étnica Africana, Etnia Bacongo

IMG_3021

Arte Étnica Africana, Etnia Fang

IMG_3022

Retrato de autoria de Milton da Costa

IMG_3023

Quadro do Bairro do Brás, São Paulo, de autoria de Claudio Tozzi

IMG_3003

Sérgio Longo em seu atelier

 

Sergio Longo Escritório de Arte

Sergio Longo e Sergio Longo Junior

Telefones: 55-11-2609-3736 ou 55-11-98230-1201

E-mail: comercial@sergiolongo.com.br;

http://www.sergiolongo.com.br

http://www.sergiolongoleiloes.com.br

https://www.facebook.com/sergiolongo.antiguidades/