A Jardineira Veículos é um dos marcos do comércio de carros antigos de São Paulo e do Brasil. Ela foi fundada em 1980 pelo senhor Assadur Mekhitarian.

Assadur comprou seu primeiro carro antigo aos 29 anos: um Ford T 1925. Sua coleção chegou a ter 18 carros, mas ele tinha uma forma própria de administrá-la: uma vez comprado um carro, ele era revendido posteriormente para que um novo carro fosse adquirido. Para Assadur, seu carro preferido era o carro que ele tinha no momento.

Assadur se casou e teve três filhos. No final da Década de 1970, tomou a decisão de abrir uma loja dedicada a comercialização de veículos antigos. Foi André Mekhitarian, seu filho caçula então com 9 anos, que sugeriu o nome “Jardineira” em referência a Jardineira GMC 1928 comprada por seu pai em meados da Década de 1970, e com a qual a família tanto se divertia.

A Loja foi aberta em 1980 e rapidamente se tornou uma referência em São Paulo. Uma vez o Governador Orestes Quércia parou com seu carro oficial para conversar com Assadur. Ele lhe contou que costumava passar pela loja com seus filhos aos domingos para apreciar os carros expostos enquanto tomava sorvete. Outro Governador de São Paulo que conheceu a Jardineira Veículos foi Mário Covas. Em um jantar, Assadur se aproximou e o presenteou com um chaveiro da loja. Assim que Mário Covas viu o nome da loja no chaveiro, perguntou a Assadur se ele era o dono da Jardineira Veículos e iniciaram uma boa conversa.

Existem também histórias especiais como a venda feita para um filho que encontrou o carro que havia pertencido ao seu pai, já falecido. O filho estava acompanhando um amigo, que queria comprar um carro antigo, quando viu um Chevrolet Impala 1958, exatamente igual ao do seu pai. Ele também se lembrava que seu pai havia feito três furos no pára-choque para fixar os emblemas do Jockey Club, Club Paulistano de Tiro e Automóvel Club Paulista. Ao aproximar-se do carro, ele viu os três furos. Ao saber da história, André foi ao armário da loja para buscar os emblemas que haviam sido guardados. O filho, que apenas iria acompanhar um amigo que queria comprar um carro, acabou comprando o carro que havia pertencido ao seu pai.

Dos três filhos, foi André o que mais frequentou a loja quando criança. Quando completou 16 anos, começou a trabalhar com o pai.

Numa época em que não havia internet, o telefone da Jardineira Veículos não parava de tocar com ligações de todo o Brasil pedindo informações sobre veículos disponíveis para venda, ofertas de veículos, referência de preços, indicações de fornecedores de peças e prestadores de serviços, etc.

A loja funcionou inicialmente, e por pouco tempo, na Vila Prudente. De 1980 a 1994, ela passou a funcionar na Avenida dos Bandeirantes, período que mais marcou sua história. Em 2010, a Jardineira Veículos voltou para a Avenida dos Bandeirantes.

A história da Jardineira Veículos foi marcada pelas inúmeras reportagens feitas para jornais como a Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e A Gazeta, e para a revista Playboy. Em 1983, Roberto Carlos fez na loja a gravação da música “Calhambeque” para o seu especial de final de ano. Ray Coniff, sempre que podia, visitava a loja quando estava no Brasil. Assadur e André guardam o livro com o registro de visitantes ilustres como Erasmos Carlos, Nelson Piquet, Tony Ramos, Ronnie Von e Belchior. A história da Jardineira também é marcada pelas visitas das escolas que levavam seus alunos para conhecerem a história dos carros antigos.

Atualmente, a Jardineira Veículos funciona como um escritório comercial com um show room para oito carros. Assadur e André seguem comercializando carros antigos e prestando consultoria de compra e venda.

 

IMG_2935

Jaguar MK 1 1958

IMG_2920

Triumph Spitfire 1970

IMG_2921

Morris Oxford II 1955

IMG_2926

Grahan Hollywood Supercharger 1941

IMG_2931

Studebaker Champion 1951

IMG_2922

Tetraplan T600 1950

IMG_2923

Ford F1 Wood 1951

IMG_2924

Simca Chambord 1964

 

 

Jardineira Veículos

Assadur Mekhitarian e André Mekhitarian

Avenida dos Bandeirantes nº 900, Vila Olímpia, São Paulo-SP

Telefones 55-11-5524-7288

https://pt-br.facebook.com/JardineiraVeiculosAntigos/