Fernando França Leite dedicou sua vida ao colecionismo. Aos 13 anos, recebeu do tio uma caixa cheia de moedas. Foi o ponto de partida para a sua primeira coleção. Em pouco tempo, colecionava moedas, cédulas, selos e documentos antigos.

Com bacharelado e licenciatura em Biologia, tornou-se professor. Passou a lecionar no Colégio Arte e Instrução localizado em Cascadura, Rio de Janeiro, vindo a ser seu coordenador acadêmico.

Posteriormente, o Colégio, construído em 1905, recebeu a TV Globo para a gravação de cenas de época para um programa. França foi escolhido para acompanhar e auxiliar o trabalho da equipe da emissora na preparação dos ambientes. No decorrer do processo, a equipe da Globo passou a pedir a ajuda de França para conseguir objetos que seriam utilizados nas ambientações. Por conhecer os antiquários do Rio de Janeiro, França tinha uma grande facilidade para obter o que era necessário. Vendo uma oportunidade de negócios, expandiu suas coleções para atendimento da Globo.

Em 1989, tomou uma importante decisão: deixou o magistério e abriu o antiquário “França Antiguidades” dedicado ao colecionismo. Segue com suas atividades há 28 anos no mesmo local, na Saens Peña, enquanto muitos que lhe disseram que o ponto não era adequado, fecharam. Seu Antiquário tornou-se ponto de encontro de colecionadores sendo os itens mais procurados as condecorações militares, cartões postais de todo o mundo, fotos autografadas, moedas, cédulas e máquinas fotográficas.

Atualmente, França possui mais de 120 coleções, destacando-se as de material político, medalhas de todos os tipos, documentos antigos, itens das Copas do Mundo e selos olímpicos. Segue com a sua parceria com a TV Globo já tendo fornecido itens de época para programas como as minisséries “Memorial de Maria Moura”, de 1994, e “Hilda Furacão”, de 1998. É frequentemente entrevistado por programas de TV, jornais e revistas.

A paixão com que coleciona e o conhecimento acumulado, levaram França a publicar dois livros: “Rio de Janeiro, Uma Viagem no Tempo”, e “Nu, Sensualidade e a Sexualidade Humana”. Os livros foram publicados em 2000 e 2001, respectivamente, e suas ilustrações são feitas tendo como base as coleções do próprio Fernando França.

 

IMG_2775IMG_2776IMG_2778IMG_2780IMG_2783IMG_2784IMG_2782

 

França Antiguidades

Fernando França Leite

Shopping Vitrine da Tijuca, Rua Conde de Bonfim nº 346, Subsolo, Loja 105, Praça Saens Peña, Tijuca, Rio de Janeiro-RJ

Telefones: 55-21-2567-5062 / 55-21-2568-1216

Site: http://www.francaantiguidades.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/fernando.f.leite.5

Youtube: https://www.youtube.com/user/FernandoFrancaLeite

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHa1vxG6pGZ3N9kuPbv16aw

 

As reportagens fotografadas para esse artigo pertencem ao acervo pessoal do senhor Fernando França Leite.