Paulo Cícero da Silva trabalha com a restauração de móveis e objetos de madeira feitos por renomados designers como Abrahan Palatnik, Geraldo de Barros, Hugo França, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas, Martin Eisler, Sérgio Rodrigues e Oscar Niemeyer.

 

ENGLISH VERSION

 

Paulo e a marcenaria

Por causa do seu pai, Cícero, sua família cresceu em meio a marcenaria, o que fez com que ele, seus quatro irmãos e sua irmã se tornassem marceneiros.

 

Antes de se tornar restaurador, Paulo foi lustrador. Ele já trabalhava com marcenaria quando foi chamado para realizar um trabalho na casa de um senhor chamado Manoel. Seu Manoel ficou surpreso com o resultado e o contratou como lustrador para trabalhar na sua empresa, a Superlux, que realizava projetos de restauração arquitetônica.

 

O início do trabalho de Paulo como restaurador

Em 2002, a Superlux foi contratada para fazer a troca do telhado colonial e o tratamento do reboco da Igreja São José, localizada no centro do Rio de Janeiro, ao lado do Palácio Tiradentes. No decorrer do projeto, foi solicitado a Superlux que fizesse a restauração do quebra-vento da entrada principal da Igreja. Seu Manoel designou a Paulo para realizar a restauração. Num primeiro momento, a decisão foi questionada, pois Paulo não era restaurador, e sim lustrador. Por conhecer o trabalho de Paulo, Seu Manoel assumiu a responsabilidade pelo resultado final. O quebra-vento ficou perfeito, Paulo ganhou o reconhecimento da Igreja e as encomendas dos fiéis para restauração de objetos particulares. Esse trabalho foi o ponto de partida de Paulo no universo das restaurações.

 

Surgem mais trabalhos de restauração

Posteriormente, Paulo fez a restauração de móveis antigos da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Bairro de Botafogo, e de uma arca de jacarandá da Paróquia Santo Afonso, no Bairro da Tijuca.

 

Com seus trabalhos sendo cada vez mais reconhecidos, Paulo foi chamado pelo Atelier de Paulo Sérgio de Menezes e José Arthur Cavalieri para restaurar uma geladeira de madeira. Esse trabalho fez com que Paulo tomasse a decisão de se dedicar exclusivamente a restauração.

 

Paulo se especializa na restauração de móveis e objetos de madeira de designers brasileiros

Ele passou a desenvolver técnicas próprias, e quando se sentiu seguro, tornou-se especialista na restauração de móveis e objetivos de madeira de designers brasileiros.

 

Ele já desenvolveu trabalhos com os arquitetos João Pegorin, Márcia Lima, Pedro Melec, Rafael Rangel, Roberto Catã e com João Cardoso, cenógrafo da Globo.

 

Atualmente, ele trabalha com o Mercado Moderno, Mobix e Brasão Colonial. Em 2014, ele abriu seu próprio atelier.

 

Os trabalhos mais marcantes

Segundo Paulo, seus trabalhos mais marcantes foram:

 

A restauração de um quadro em madeira de Abraham Palatnik com lâminas soltas e faltantes;

 

A restauração de uma sala de jantar de 12 cadeiras e de um buffet de Joaquim Tenreiro;

 

A restauração de uma Cadeira de Três Pés de Joaquim Tenreiro confeccionada com 5 tipos de madeira;

 

A recomposição das lâminas faltantes em harmonia com os segmentos das fibras de um Sofá Leda de Sérgio Rodrigues e de um Sofá Canapé e duas poltronas de Jorge Zalszupin;

 

A recuperação do acabamento, voltando a cor original, de uma Poltrona Costela assinada por Martin Eisler;

 

Por solicitação do cliente, a retirada de 15cm de cada lado de uma mesa de Hugo França;

 

A restauração de uma cômoda papeleira e de uma mesa de cabeceira do Século XVIII, os móveis mais antigos restaurados por Paulo.

 

 

Paulo Cícero da Silva
Telefones: 55-21-99294-9474 e 55-21-2679-8312;
E-mail: paulorestaurador@gmail.com

 

 


PAULO CÍCERO: RESTORATION OF WOODEN FURNITURE AND OBJECTS BY DESIGNERS

Paulo Cícero da Silva works with the restoration of wooden furniture and objects made by renowned designers such as Abrahan Palatnik, Geraldo de Barros, Hugo França, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas, Martin Eisler, Sérgio Rodrigues and Oscar Niemeyer.

 

Paulo and the carpentry

Because of his father, Cicero, Paulo’s family grew up amid the carpentry, which caused him, his four brothers and his sister to become carpenters.

 

Before becoming a restorer, Paulo was a polisher. He had already worked as a carpenter when he was called to do a job at the home of Mr Manoel. Manoel was surprised by the result and hired him as a polisher to work for his company, Superlux, which carried out architectural restoration projects.

 

The beginning of Paul’s work as a restorer

In 2002, Superlux was contracted to make the exchange of the colonial roof and the plaster treatment of São José Church, located in Rio de Janeiro downtown, next to the Tiradentes Palace. During the project, Superlux was asked to do the restoration of the windbreak of the main entrance of the Church. Manoel designated Paulo to do the restoration. At first, the decision was questioned, because Paulo was not a restorer, but a polisher. Knowing Paulo’s work, Manoel took the responsibility for the final result. The windbreaker was restored perfectly, Paulo gained the recognition of the Church’s administration and started to receive requests for restoration of private objetcs from the faithful.  This work was Paul’s starting point in the universe of restorations.

 

More restoration works

Later, Paulo did the restoration of old furniture of the Nossa Senhora da Esperança Church, in Botafogo, and a jacaranda ark of Santo Afonso Parish, in Tijuca.

 

With his work being increasingly recognized, Paulo was called by the Atelier Paulo Sérgio de Menezes and José Arthur Cavalieri to restore a wooden refrigerator. This work made Paul decide to dedicate fully to restoration.

 

Paulo specializes in the restoration of wooden furniture and objects by designers

Paulo started to develop his own techniques, and when he felt safe, he became a specialist in restoring wooden furniture and objects by designers.

 

He has already developed works with the architects João Pegorin, Márcia Lima, Pedro Melec, Rafael Rangel, Roberto Catã and João Cardoso, set designer of Globo.

 

Currently, he works with the Modern Market, Mobix and Brasão Colonial. In 2014, he opened his own atelier.

 

The most remarkable works

According to Paulo, his most remarkable works were:

 

The restoration of a artpiece with wooden blades by Abraham Palatnik with loose and missing blades;

 

The restoration of a 12-seat dining room and a buffet by Joaquim Tenreiro;

 

The restoration of a Chair of Three Feet by Joaquim Tenreiro made with 5 types of wood;

 

The restoration of the missing blades in harmony with the segments of the fibers of a Leda Couch by Sérgio Rodrigues and a Canapé Couch and two armchairs by Jorge Zalszupin;

 

The restoration of the finishing, returning to the original color, of a Costela Armchair by Martin Eisler;

 

At the request of the client, Paulo removed 15cm from each side of a table by Hugo França;

 

The restoration of a comfortable paper and bedside table from the 18th century, the oldest furniture restored by Paulo.

 

 

Paulo Cícero da Silva
Phone numbers: 55-21-99294-9474 e 55-21-2679-8312;
E-mail: paulorestaurador@gmail.com