Marcos Cardoso é empresário e colecionador de carros antigos, possuindo uma das maiores coleções do Brasil com mais de 200 veículos. Os desafios enfrentados para cuidar de sua coleção levaram a criação do Box 54.

O primeiro veículo da coleção foi um Ford Prefect 1948 que foi comprado por Marcos quando ele tinha 13 anos de idade. Desde então ele foi adquirindo veículos antigos tendo como foco os clássicos, sem haver um fabricante, modelo ou período específico, o que faz com que sua coleção seja bastante diversificada. Para que se tenha um parâmetro, existem coleções no Brasil específicas de Porsche, Maverick, Fusca ou de veículos da primeira metade do Século XX.

Com o passar do tempo e o crescimento da coleção, o que era simples passou a se tornar cada vez mais trabalhoso. Os veículos ficavam distribuídos em mais de um lugar pois não havia um espaço grande o suficiente para guardá-los. Muitas vezes era difícil acessar um determinado veículo e a limpeza, manutenção e integridade dos carros eram prejudicadas. Não foram poucas as vezes em que os carros não puderam ser usados por problemas de pneus vazios, carburadores entupidos e baterias descarregadas.

Diante desses desafios, tomou-se a decisão de se organizar um local devidamente preparado para guardar toda a coleção. A organização dos veículos impactou positivamente na facilidade de acesso e na qualidade das manutenções. O funcionamento, a troca dos fluídos (água do radiador, óleo do motor, câmbio e direção) e o rotacionamento dos pneus para evitar deformações passaram a ser feitos periodicamente. Com um local apropriado e seguro para guardá-los, aranhões, amassados e roubos de peças deixaram de acontecer.

Em paralelo organizou-se o Box 54. Os serviços de garagem, nos mesmos moldes dos aplicados aos veículos da coleção, passaram a ser oferecidos ao mercado. Foi aberto um showroom para venda de veículos clássicos especiais, o Drive 4 Fun e o Off Road 4 Wheel Drive. O Drive 4 Fun realiza passeios com carros como, por exemplo, Mustang V8 1968 ou Porsche 911 Carrera. O Off Road 4 Wheel Drive possui um percurso com obstáculos e trilha na floresta para veículos 4×4. O Box 54 também passou a receber eventos corporativos e encontros de carros e motos.

O pontos mais especial da Box 54 é justamente a exposição dos veículos da própria coleção. Com uma coleção tão grande e variada, periodicamente são organizadas exposições com diferentes temas. Quando tive a oportunidade de visitá-los, a exposição era sobre veículos de 1911 a 1971. Estavam expostos veículos como Ford T 1914, Chrysler 1928, Oldsmobile 1937, Packard Clipper Deluxe 1948, Jaguar Mark V 1951, Chevrolet Brasil 1963, Ford Mustang Mach 1 1971, um caminhão civil Chevrolet Tigre 1942 e veículos militares como Dodge Jeep Comander, Dodge Ambulância Comander, ambos de 1942, e o Kaiser 1964. A coleção também possui motos como a Harley Davidson Flat Head, 1947. Cada veículo exposto possui um quadro informativo com o nome, a origem, o motor, o combustível e, principalmente, um pouco de sua história.

This slideshow requires JavaScript.

 

Box 54

http://www.box54.com.br